Só que por enquanto, não vai conseguir...
Vamos ao inicio da história:
Depois de anos sendo vendida sem a devida permissão da 20th Century Fox, detentora dos direitos dos Simpsons, os produtores da cerveja no país estão enfrentando uma batalha legal para manter os direitos sobre a marca da cerveja preferida do Homer Simpson.
Os irmãos Alvaro e Oscar Ballesteros produzem a Duff na Colômbia desde 2006 e são proprietários da Duff Sudamerica e detentores do registro da marca desde 2008. A produção é de 24 mil unidades por mês e a cerveja é vendida em 7 cidades colombianas.
Descontente com a situação, a produtora americana resolveu processar os empresários por violação de direitos autorais, o que fez os irmãos Ballesteros alegarem que a cerveja que eles vendem, na verdade, se chama “DuH”, numa interpretação alternativa do rótulo da cerveja. Veja com seus próprios olhos:
“O fato da Fox não ter lançado o produto no mercado não significa que eles (os Ballesteros) podem tomar a marca para si”, diz Alicia Lloreda, advogada da Fox na Colômbia. A intenção dessa ação judicial, segundo a advogada, é tirar a cerveja do mercado, o que já conseguiram fazer de certa forma. Órgãos de regulação do governo colombiano aceitaram os argumentos da Fox e ordenaram o fim da produção, distribuição e vendas da cerveja no país.
Os Ballesteros não se intimidaram diante da situação e se dizem preparados para a briga na justiça. O advogado da Duff Sudamerica, Santiago Mora, afirma que eles não tem medo de uma multinacional. “Nós vamos defender os nossos direitos”, afirma. Ele também diz que a Fox não tem o direito sobre a marca, pois a Duff só existe apenas no mundo ficcional dos desenhos. “De qualquer forma, são duas marcas diferentes (‘Duff’ e ‘DuH’), e nós registramos e produzimos ela primeiro”, afirmam os produtores.
A Duff é produzida em vários países como a Argentina, Chile, Inglaterra, Alemanha e também no Brasil. A pergunta é: por quanto tempo ainda? Na Europa já estão rolando ações judiciais nesse sentido. Convenhamos que esse argumento de trocar os dois “FF” por um “H” é malandragem pura.
Porém, mesmo com tal explicita malandragem, a Duff Sudamerica ganhou o processo e continuará a vender a cerveja, claro que a Fox recorreu da decisão, é meus amigos, a história vai longe ainda. Todo esse processo está acontecendo com certo sigilo, não tenho muitas informações a respeito, mas claro, logo que sair alguma novidade, vou atualizar essa noticia.
Já comprei algumas Duff e digo de forma bem tranquila que não vale a pena, pois o custo X beneficio dela é péssimo, pois sinceramente esperava muito mais de uma cerveja produzida pela Saint Bier.
Uma analise rapida: Coloração dourada, com espuma branca de média formação e curta duração. O aroma e o sabor de mosto prejudicam o conjunto. Não se percebe lúpulo e no lugar do malte, o que se sente é o mosto. Parece uma cerveja inacabada. No mais, ela é apenas leve e refrescante. Pelo menos pra mim, não parece uma "puro malte". Temos várias Premium Lager puro malte nacionais e essa aqui não passa nem perto. Trata-se de uma cerveja 70% marketing e 30% cerveja.
Um forte abraço
0 comentários:
Postar um comentário