segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Cerveja Coruja Coice




Tradicionalmente escutando a Ipanema, poucos dias atrás, o programa Beer Chopp, parei o que estava fazendo, pois um nome inusitado avia sido dito, uma tal de Coice. Entre outros assuntos, a Coice, nova cerveja sazonal da linha "Fora de Série" da cervejaria Coruja, realmente chamou a minha atenção.

Alguns comentários e o que mais achei interessante foi a força dela, com 11,5% ABV. Logo pensei “Eita! Essa deve ser forte!”. Logo, tive a sorte de ir na Toca da Coruja em Porto Alegre e claro, solicitei a tal da Coice, torcendo para que ela não fosse um coice no meu bolso, mas o valor dela é muito justo pela qualidade apresentada.
A começar pelo lindo rótulo, que foi desenvolvido com a ajuda do artista plástico Caé Braga. Entre diversos detalhes, destaco a sugestão de harmonização que vem impresso nela:


Harmonizar com
Maneias e Palanque
Assado bagual; 
Cavalos Crioulos
Gaita e Violão
Sapucay e China
“e bota china nisso”
Proto sem dono



Após ler e analisar outros detalhes,  fui ao que interessa, a cerveja. Logo ao servir, a  bela coloração mogno, com espuma bege volumosa e de média duração são fáceis de perceber. O Aroma adocicado a caramelo e malte tostado com notas de canela, tornando-a dessa forma o aroma bem agradável, que se desprende bem.  

Percebe-se a presença forte do álcool ao movimentar a cerveja no copo, pois deixa a sua marca nas bordas e o aroma tipico dele. 
No sabor a potência do "quadruppel", transparecendo o adocicado no começo, o forte álcool logo depois e ao fim o adocicado do caramelo e canela tostada, seguido ainda por uma boa dose de lúpulo, mostrando que está bem presente! Como mencionei o Álcool está bem perceptível nessa cerveja, mas bem inserido no corpo robusto desta obra! Porém, ao desacostumados, irão achar forte de mais.

Retrogosto bem amargo e ainda com o álcool perceptível (69 ibu já era de se esperar esse amargo), mas mesmo assim muito bom. 
Carbonatação média, Bom conjunto, equilibrado e harmônico. Baixa drinkability, em razão do dulçor alcoólico  De qualquer forma, trata-se de uma grande cerveja.

Gostei.


Uma boa cerveja. Encorpada na medida, porém achei o álcool perceptível de mais neste cerveja. Pois  temos a Wäls Quadruppel (nacional- Belo Horizonte) com seus fortes 11%ABV, mas ela tem o alcoól muito bem inserido. Claro, não é justa tal comparação até porque a Coice está no inicio, creio que na segunda "braçada" eles já irão corrigir esse detalhe. Mesmo sendo uma pequena garrafa de 300ml, recomendo beber com mais alguém... Acredite, é um Coice.

Um forte abraço






----------------------------------------------
Detalhes Adicionais:

Cervejaria:      Coruja
Estilo:              Doppelbock ; Lager escura  
Álcool (%)       11.5% ABV
Ingredientes:    Água, malte, lúpulo, Canela tostada
Sazonal:           Fora de série
Temperatura:    2-4 °C 
Onde comprar:  Costi Bebidas
Custo- Beneficio: Bom (Média de R$12,80 por 300ml)
----------------------------------------------

2 comentários: