Eis um assunto polêmico, mas interessante... Vamos começar A declaração da doutora em sociologia e pesquisadora da Universidade de Brasília, Berenice Bento.
“Não há sutileza, as mulheres estão ali para serem consumidas. Os anúncios revelam que a mulher é algo para servir ao homem e mostram como estamos longe de uma sociedade com igualdade de gêneros”.
Veja alguns trechos do artigo de Marilene Felinto (escritora e jornalista) para revista Caros Amigos
"A campanha publicitária maciça e persistente intensifica-se no verão. Veiculada principalmente pelos canais de televisão, uma guerra surda vai opondo as diversas marcas de cerveja que associam ad nauseam a imagem do consumo dessa bebida à aquisição de uma mulher “boa”, “gostosa”, “redonda”, “bonita” etc.
As propagandas são de uma manipulação tão descarada que andam agora usando como símbolos de homens bem-sucedidos no consumo de cerveja (e na conseqüente aquisição de uma mulher “boa”) sujeitos barrigudos e mesmo com histórico de alcoolismo comprovado!"
"Faz alguns meses que um episódio relacionado à ascendência devastadora da propaganda sobre as mentalidades jovens me impressionou. Por ocasião da campanha da Schincariol, cujo slogan era “Experimenta”, tive oportunidade de testemunhar um grupo de meninas indo a um baile à fantasia fantasiadas de garrafa de cerveja. A parte de trás do short que usavam estampava, em letras grandes: “Experimenta”!
Diante disso, para que serve a frase inócua – “aprecie com moderação” – que “regulamenta” os tais anúncios de cerveja? Que regulamentação é essa?
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), alterou nos últimos anos alguns de seus artigos, justamente para evitar o erotismo em propagandas de cerveja e outros produtos.
Recentemente, o assunto em pauta foi Paris Hilton na propaganda da cerveja Devassa do grupo Schincariol.
Segundo o Conar, foram suspensas as propagandas na televisão, no rádio, em mídia impressa e na internet, incluindo partes do site da Devassa Bem Loura.
Tudo isso parece ser um fenômeno das grandes cervejarias, como podemos ver nos anúncios que publicamos neste post. A ligação de verão, mulheres, praia, decotes, tudo é utilizado para aumentar o consumo masculino, mas e as mulheres que gostam de cerveja?
Provavelmente não existe nenhum dado científico que comprove o sucesso de uma cerveja devido a sua relação com sexualidade, mas em pesquisa de campo, donos de bares já afirmaram que os cartazes chamam muito a atenção e aumentam o consumo.
O uso de mulheres em propagandas de cerveja não é exclusividade das agências publicitárias nacionais, também acontece lá fora, como as propagandas da Troegs (Estados Unidos) e da Tui (Nova Zelândia).
Será que tudo isso não serve para disfarçar o conteúdo duvidoso dessas cervejas?
Claro, que estou falando do mundo cervejeiro no geral, as mais populares, por assim dizer. Pois não existem propagandas com esse tipo de apelo em cervejarias tradicionais do velho continente ou cervejas artesanais.
Não podemos nunca esquecer que o mais importante é o conteúdo, ou seja, a cerveja.
Um forte abraço
Concordo...andar com mulheres dentro do carrinho do super mercado comprando cerveja foi de um mal gosto...associou há mulher há um objeto de consumo como se comprasse um pedaço de carne no açougue!!!
ResponderExcluirMais também pode-se dizer que no geral o consumo de cerveja estimula o sexy-appel da mulher...ficamos mais alegrinhas!!!
"Particularmente preciso de ter um motivo para beber, "comemorar", sabe como é uma coisa puxa a outra hehe...diferente dos homens que bebem cerveja até mesmo para matar a sede!!!