Diversos termos são usados durante uma avaliação, não só termos como o que deve ser avaliado. Alguns são fáceis de deduzir, outros não. Gosto muito de utilizar o termo “drinkability” e às vezes, aqueles pouco familiarizados com o mundo cervejeiro, questionam o que isso quer dizer.Alguns até acham que é frescura e não tem nenhum sentido usar determinados termos, mas isso outra hora eu comento.
Pois bem, vamos ao tal do Drinkability que é um termo derivado do Inglês, composto de duas palavras.
Drink, que significa beber e ability que significa habilidade. "Grande novidade"! Afinal uma tradução assim qualquer um sabe, porém você deve estar se perguntando: habilidade para beber?
Beber é algo ligado a natureza humana. Praticamente nascemos sabendo, então que raios é isso afinal?
Drinkability é algo subjetivo, consiste em medir o quanto uma bebida é agradável, logo, o quanto de satisfação que bebida nos trás, mais induzido seremos a tomá-la novamente.
Vamos a um exemplo básico. Uma cerveja de excelente qualidade, porém tem um corpo pesado de mais, tornando-a assim, com o Drinkability baixo, pois ela pode causar uma saciedade rápida ou sobrecarregar nosso paladar. Os efeitos sentidos pelo organismo no dia seguinte também devem ser considerados quando julgamos esse aspecto.
Outro ponto importante é que há variações de pessoa para pessoa, por isso a drinkability é algo individual e não é utilizada como parâmetro para avaliação de cervejas.
Basicamente é isso.
Um forte abraço
0 comentários:
Postar um comentário